segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cotidiana


“Eu só tenho o cotidiano e meu sentimento dele.
Não sei de alguém que tenha mais.
O cotidiano em Divinópolis é igual ao de Hong-Kong,
só que vivido em português.
Adélia Prado


A poesia contida na presença feminina do dia-a-dia norteia a primeira exposição coletiva de arte postal do Projeto Março Postal.
Cotidiana é um encontro de olhares sobre a rotina das mulheres da atualidade.  O dia-a-dia de mulheres comuns, reais, mulheres de março, abril, maio, junho... Cotidiana representa um espaço onde não importam tabus ou estereótipos, o que de fato importa é unir gestos, palavras, expressões diversas, de origens diversas que remetam ao cotidiano feminino desse nosso tempo, um universo de conquistas, frustrações, medos e sonhos.

Artistas do Brasil e de países como Itália, Portugal e Suíça, participam desse projeto trazendo seus olhares, sentimentos e impressões, enriquecendo a exposição Cotidiana através de sua arte postal.

Os trabalhos trazem à tona assuntos como desejo, religiosidade, momentos de contemplação, as relações com o meio onde se vive, a expressão do trabalho artesanal, a necessidade de autoconhecimento, a relação com os padrões de beleza, a maternidade, assuntos que fazem parte da vida cotidiana das mulheres, não importando sua origem.

Adélia Prado, poetisa brasileira, costumava dizer que o cotidiano seria a própria condição da literatura. Aqui me atrevo a acrescentar que seria o cotidiano a própria condição para a produção artística de um modo geral.

A abertura de Cotidiana acontecerá no próximo dia 08 de março, dia internacional da mulher, no auditório do Instituto de Apoio Técnico Especializado à cidadania em Recife, Pernambuco, Brasil. Permanecerá aberta ao público ao longo de todo o mês de março.

Agradeço a todos os artistas que enviaram seus postais e acreditaram no projeto.




Patricia Acioli
Artista visual | autora do Projeto Março Postal
autora e curadora da exposição Cotidiana | arquiteta
www.patriciacioliartesvisuais.blogspot.com

8 comentários:

  1. Eu que agradeço, Patrícia, pela oportunidade não apenas de expor meu trabalho, mas pelo espaço para falar de mim, de mulher, de cotidiano. Parabéns pela iniciativa, que pode até passar como "coisas de mulher", mas que é, na verdade, um registro do nosso tempo, da nossa passagem por este tempo, e de como interferimos nele.Num momento, como este, quando ainda temos que gritar contra a violência que sofremos em virtude de nossas escolhas, é sempre bom estar em pauta, falar muito, dizer muito, principalmente, umas às outras. Quero dizer que já aguardo, ansiosa, pelo próximo projeto. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Acredito que a expressão artística é e sempre será um meio para que se possa falar, dizer, gritar, como você mesma disse, é um meio de comunicação sensível e de um alcance imenso. Espero poder continuar contando com você e com os outros artistas participantes do projeto, para que ele cresça e que as vozes de todos, como numa só voz, possam ser ouvidas.
      Um forte abraço!
      Patricia

      Excluir
  2. Parabéns pelo projeto Patrícia! Está tudo muito bonito, os artistas capricharam, dá gosto de ver o blog, mas parabéns principalmente pela iniciativa.
    Abro esta página na internet e a vejo como uma voz crescente que fala de sensibilidade, de entrega, do tempo em que vivemos, do que se produz e como se comunica, se expressa...
    Parabéns mais uma vez e sucesso à Cotidiana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Cibele!
      Concordo com você, os artistas realmente capricharam!
      Continue nos acompanhando através dessa página, pois como você colocou, é uma "voz crescente".
      Um grande e forte abraço!
      Patricia

      Excluir
  3. Grande prazer em ter participado, quase não deu tempo, teria ficado muito chateado se não tivesse conseguido participar de um projeto tão importante e belo,

    Gratidão

    Edson Bueno de Camargo

    ResponderExcluir